O que está por trás do boom 147 da sinuca?

O que está por trás do boom 147 da sinuca?

Quando um 147 se torna um 180? Quando você é Ronnie O'Sullivan, fazendo mais história. Foi quando. Num ano em que a quebra máxima da sinuca, antes considerada tão suposta quanto o Yeti do Himalaia, tem aparecido repetidamente para as câmeras, coube a O'Sullivan mostrar que ninguém faz isso melhor. Quando atingiu seu segundo máximo em apenas duas horas no Masters da Arábia Saudita em agosto, O'Sullivan garantiu um recorde de £ 180.333 em bônus. Quando seu 50º aniversário chega em dezembro, O'Sullivan mantém uma veia audaciosa que o diferencia. Quase três décadas depois de seu famoso 147 de cinco minutos no Crisol, ele permanece pura bilheteria. Mas O'Sullivan, que foi surpreendentemente derrotado na primeira rodada do Campeonato do Reino Unido em York na terça-feira, não é o único a conhecer o caminho ao máximo. Já houve 25 impressionantes na turnê profissional em 2025, destruindo o melhor de 14 do ano civil - a contagem de 2024.

O 147º de Chang Bingyu em novembro ocorreu nas eliminatórias do Campeonato do Reino Unido em Wigan. Elevou o total da temporada 2025-26 da turnê para um recorde de 16 – a campanha começou no final de junho e vai até maio. O inglês Shaun Murphy alcançou dois máximos em 2025 – o brilho atemporal do campeão mundial de 2005 e do vencedor do Masters deste ano. Aaron Hill da Irlanda também teve dois 147s em 2025, e se você está pensando “quem é Aaron Hill?”, provavelmente não está sozinho. Ele é o número 43 do mundo, mas teve vitórias contra Judd Trump e O'Sullivan. Lembre-se do nome. A BBC Sport conversou com Murphy e Hill sobre essa corrida de máximas. Então, o que acontece, dada a receita - 15 vermelhos e pretos seguidos das cores em ordem - permanece intacta? E o que vem a seguir, se o código da antiga fronteira final da sinuca tiver sido decifrado? "Você pode imaginar Moira Stuart em 1983 aparecendo no Six O'Clock News e dizendo à nação que Cliff Thorburn teve um 147 no Crisol. Agora passaria despercebido porque é como, 'oh, houve outro 147'."

Esse é o veredicto de Murphy, quarto na lista de todos os tempos, com 10 máximos. Ele não está errado. A máxima de Thorburn foi um momento decisivo para o fã de esportes de poltrona de 1983, ao lado de Steve Cram e Daley Thompson conquistando medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo em Helsinque. Foi apenas o segundo máximo oficial, com Steve Davis fazendo o primeiro no Lada Classic em Oldham, 15 meses antes. A recompensa de Davis? Um dos carros do patrocinador. Houve apenas oito 147s na década de 1980, uma década de sinuca repleta de dramas de novelas e personagens imponentes. Em termos de qualidade, nada se compara à era atual. Um espectador de longa data do Crisol, que também participou das eliminatórias do Campeonato Mundial em Stockport no início dos anos 1980, disse recentemente sobre este último: "Você teve sorte se viu uma pausa de cinquenta o dia todo. As pessoas pensam que foram os dias de glória, mas o padrão era terrível." Nas eliminatórias para o Campeonato Mundial deste ano, Jackson Page, do País de Gales, se tornou o primeiro jogador a ter dois 147s na mesma partida da turnê.

Page não chegou ao Crisol, mas ganhou £ 167.000 em bônus e £ 15.000 por chegar à fase de qualificação final - ganhos totais apenas £ 18.000 abaixo do prêmio de Mark Williams como vice-campeão do torneio. “Os jogadores estão perseguindo os recordes de suas carreiras e a turnê está oferecendo incentivos”, diz Murphy. "As pessoas estão mais conscientes desses desafios. Estão praticando para eles." Alex Higgins nunca teve uma pausa máxima na turnê. Nem os outros campeões mundiais Terry Griffiths, Dennis Taylor, Joe Johnson, John Spencer e Ray Reardon. Davis era um e estava fora. Mesmo assim, Hill fez dois em quatro semanas. O jovem de 23 anos de Cork não consegue acreditar que Higgins nunca teve um máximo. Mas Hill diz: “Haverá muitos jogadores que ainda não tiveram. Sempre foi um objetivo ter meu nome no quadro daqueles que já tiveram. "Todos na turnê agora poderiam fazer um. Estamos quase esperando um em cada torneio. É todo mundo incentivando uns aos outros."

Hill é agradavelmente rico agora? Não exatamente. Seus máximos ocorreram no Aberto da Inglaterra em setembro e no Grande Prêmio de Xi'an em outubro, eventos com prêmios de £ 5.000 e sem bônus. Além disso, havia outros máximos, então o dinheiro foi dividido com Ali Carter no Aberto da Inglaterra e dividido em três na China. Existe uma sociedade 147 em turnê? Um grupo de WhatsApp desbloqueado no primeiro máximo? “Não haverá nada assim. Os jogadores não são tão amigáveis!” Colina diz. Acho que se há um jeito para isso, é ver isso cedo, como acontece com um 59 no golfe, quando você faz alguns birdies nos primeiros buracos e pensa 'Estou pronto para algo bom aqui'. Se você chegar cedo à mesa e pegar alguns vermelhos e alguns pretos, e vir que os pretos estão disponíveis em ambos os bolsos e os vermelhos não estão nas almofadas, todos nós pensamos 'espere um minuto, há um 147 aqui'. Sempre tive orgulho daquele que fiz no Shoot Out algumas temporadas atrás porque tentei fazer desde o primeiro pote.

Ter o desafio pessoal de 'vamos ver até onde você consegue chegar na jornada 147' e depois colocá-lo no caldeirão do Shoot Out foi muito especial. Acho que tomei três ou quatro gim-tônica duplos - isso teve algo a ver com isso. Não é tão sério quanto alguns eventos e a hospitalidade estava sendo bem aproveitada. Quando você está no máximo, todos na sala sabem disso e isso aumenta a atenção deles. O foco de todos se aproxima de você. Quando fiz um no Masters deste ano em Ally Pally, toda a sala ficou em silêncio. Os máximos estão perdendo sua magia? Eu não acho. O Snooker aguarda sua primeira máxima oficial de uma mulher. O chinês Bai Yulu teve 145 pontos no recente Campeonato Internacional. Dois 147s na mesma partida foram alcançados. Dois em quadros sucessivos a seguir? Os 155 (147 mais oito pontos em um cenário de bola livre, externo no início de um frame) nunca foram alcançados em competição. Existem imagens do Thepchaiya Un-Nooh da Tailândia fazendo um na prática.

O 167 é “provavelmente o próximo passo”, diz Murphy. No Riyadh Season Championship, o jogador deve seguir um 147 com uma bola de ouro de 20 pontos para ganhar US$ 1 milhão (£ 760 mil), o maior prêmio da sinuca. Murphy sugere que o aumento dos máximos é facilmente explicado. “Acho que todo mundo está melhorando”, diz ele. “Alguns dos jogadores que estão na classificação, dos quais o público em geral nunca ouviu falar, no seu dia podem vencer qualquer um.” O World Snooker Tour aponta para a melhoria da “qualidade e consistência das condições de jogo”, dando crédito às equipas e fornecedores de montagem de mesas. Porém, são os jogadores que afundam as bolas. Hill tem dois máximos. O'Sullivan detém o recorde de 17. Cuidado Ronnie, ele está vindo atrás de você. É dito em tom de brincadeira, mas Hill gosta da perseguição. “No final da minha carreira, acredito que estarei bem com o máximo de folgas”, afirma. No mínimo - e Murphy é o mesmo - Hill cuidará de seus afazeres diários com o pensamento de que o próximo quadro é rico em promessas.

Afunde o vermelho, adicione o preto. Enxágue e repita. Este artigo é o mais recente da equipe Ask Me Anything da BBC Sport. Ask Me Anything é um serviço dedicado a responder às suas perguntas. Queremos recompensar seu tempo contando coisas que você não sabe e lembrando-o de coisas que você faz. A equipe descobrirá tudo o que você precisa saber e poderá recorrer a uma rede de contatos que inclui nossos especialistas e especialistas. Responderemos às suas perguntas no coração da redação da BBC Sport e nos bastidores de alguns dos maiores eventos esportivos do mundo.


Popular
Categoria
#1